COMO LÍDERES PODEM MOTIVAR SUAS EQUIPES EM MOMENTOS DE CRISES E INCERTEZAS

Pesquisar

Compartilhe

Mantendo sua tradição em divulgar novas perspectivas para o mercado hoteleiro, o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), em parceria com a plataforma Mercado & Consumo, realizou o quinto webinar “Trilhas do Conhecimento”, que teve como tema “Engajamento de corpo e alma: a turbulência mostra quem é o líder”.

O foco da palestra foi em pessoas e em como o setor hoteleiro continua engajando colaboradores – antigos e novos – bem como clientes, em um momento de retomada do turismo.

O encontro contou com a participação do presidente executivo do FOHB, Orlando de Souza; Rogério Chér, consultor, escritor, conferencista, sócio da Empreender Vida e Carreira,  Decision Wise Brasil e da Winx Universe ; Fernando Viriato, VP de Talento e Cultura da Accor; e Flavia Buiati, VP de Pessoas, Finanças e Jurídico na Atlantica Hotels. A mediação ficou por conta de Aiana Freitas, editora-chefe da Mercado & Consumo.

O debate iniciado por Rogério Chér abordou como o líder deve estar envolvido, para que sirva de exemplo aos colaboradores: “Engajamento não é uma herança genética e não é uma iluminação espiritual, é uma competência e como tal pode ser aprendida, treinada, ensinada e desenvolvida.”

Chér explicou que, quando o líder é comprometido e inspira seus colaboradores, isso faz total diferença para a experiência final do cliente. Afirmou também que um bom gestor empurra a equipe a um patamar acima, que ele é um facilitador e fica ao lado da equipe dando direções técnicas e suporte emocional.

Na sequência, Fernando Viriato e Flavia Buiati, comentaram quais foram as atitudes adotadas durante o pico da pandemia e como o isolamento social afetou diretamente colaboradores, hóspedes e investidores, e que a principal ação tomada para o cuidado com as pessoas foi ouvir atentamente quais eram os problemas enfrentados durante a crise sanitária; sobre a adoçã 6o de protocolos de segurança mantidos até hoje; como o desligamento de funcionários ocorreu apenas como alternativa final e que mesmo após o corte ainda foi oferecido suporte aos colaboradores.

Ao final do debate, Aiana de Freitas agradeceu a todos pela participação e convidou Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB, para finalizar o webinar. O próximo e último debate online ocorrerá no dia 29 de setembro de 2021.

Leia também

B2B.reservas se torna mantenedora do FOHB

A B2B.reservas, travel tech brasileira líder em distribuição corporativa no país, torna-se mantenedora do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), entidade que reúne as mais importantes redes hoteleiras com