FOHB realiza o primeiro webinar de 2021

Pesquisar

Compartilhe

Com longa participação na pesquisa e divulgação de dados inéditos sobre o mercado hoteleiro, o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil em parceria com a Hotelinvest e a Mercado&Consumo apresentou o estudo “15° Panorama da Hotelaria Brasileira”, durante o webinar “A oferta cresce, mas e a demanda? Oportunidades e desafios dos hotéis no Brasil”, na manhã dessa quarta-feira (28).

A pesquisa apresentada por Pedro Cypriano, sócio-diretor da Hotelinvest, foi elaborada ao longo de três meses, a partir do pipeline de 34 redes hoteleiras presentes no Brasil, mais as informações de desempenho de 657 hotéis associados ao FOHB. Os dados mostram que na contramão da crise no turismo causada pela Covid-19, o número de novos projetos em desenvolvimento se manteve sólido.Segundo o relatório, em 2020, existiam 169 hotéis em desenvolvimento no país, destes 46 projetos foram cancelados. Atualmente, 48 novos contratos foram assinados e 24 hotéis inaugurados, totalizando 147 hotéis em desenvolvimento, que somam R$ 6 bilhões investidos no setor, com aberturas previstas até 2025.

Seguindo a mesma linha, 7% desses empreendimentos são da categoria de luxo, sendo cerca de R$ 1,65 bilhão do total de investimentos destinados para esse perfil.  “Temos um apelo interessante também para as marcas lifestyle, que vem sendo um grande potencial de propostas de desenvolvimentos no Brasil. Esses dados trazem confiança aos investidores desse tipo de ativo”.

Outras tendências reveladas pelo estudo, são as franquias que cada vez mais ganham força no país, representando 29% dos novos projetos. Além das cidades do interior, serem o principal polo dos investimentos.

De acordo com a prospecção, por outro lado, o desempenho médio na taxa de ocupação e no RevPar caíram drasticamente, 47% e 54%, respectivamente. Cypriano indica que se comparamos os dados de 2020 com 2019, a distância de desempenho entre o pico histórico e o atual é muito grande. “Se o mercado não retomar as tarifas na prática, essa porcentagem tende a piorar”, revela.

Um fator relevante demonstrado no evento, é que a vacinação e a contenção de casos de coronavírus são fundamentais para a recuperação do setor. Orlando de Souza, presidente-executivo do FOHB, destaca que o modelo de viagem de negócios, só voltará quando as instituições enxergarem segurança para deixar seus funcionários se deslocarem, sendo assim, será uma recuperação mais lenta se comparado as viagens de lazer, que tende a se fortificar mais rapidamente, devido à vontade das pessoas saírem de casa.

O último ponto ressaltado, foi a relação dos hotéis com a tecnologia. “Eventos são um importante espaço na hotelaria, então uma dica é analisar e preparar os hotéis para receber essa tecnologia”, concluiu Rafaelle Cercere, Ceo da R1 Audiovisual.

O evento foi mediado pela editora-chefe do Mercado&Consumo, Aiana Freitas e contou com os mantenedores: Grupo R1, Elo, CVC Corp, Equipotel, Omnibees e Veja IT. Além do patrocínio da RCI e  Novotel Morumbi, que cedeu o espaço no qual ocorreu a transmissão do debate.  
 
Saiba mais

A primeira edição do “Trilhas de Conhecimento” reuniu mais de 1700 espectadores, em plataforma online. A iniciativa tem como objetivo fornecer conteúdos inéditos e atuais para líderes e colaboradores da indústria hoteleira.O próximo debate online ocorre no dia 26 de maio de 2021.
 

Leia também