FOHB celebra o sucesso do I Fórum Nacional da Hotelaria

Pesquisar

Compartilhe

Evento superou as expectativas com 546 participantes de todo o Brasil
Salas cheias, milhares de contatos profissionais estabelecidos entre os convidados e muitas apresentações com números e tendências de mercado marcaram o I Fórum Nacional da Hotelaria, realizado pelo FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil,  jornal Valor Econômico e  revista Época no último dia 4 de setembro, das 10h às 18h, no Hotel InterContinental São Paulo, na capital paulista.

O presidente executivo do FOHB, Orlando de Souza, abriu o evento em parceria com a robô Bella, mostrando que a tecnologia teria grande evidência em todas as apresentações e debates.

Ricardo Amorim apresentou uma análise com dados históricos da economia brasileira, afirmando que já saímos da crise e, portanto, o futuro será muito promissor, em especial à hotelaria.
Ricardo Mader Rodrigues, da ISHC e JLL, exibiu dados de crescimento do segmento, apontando crescimento de 13% até 2022, quando o país terá 410.600 apartamentos distribuídos em quase 3 mil hotéis.

Mercado Imobiliário e fontes de financiamentos para os hotéis foram temas de um painel que contou com presença da CVM, JLL, HSI Associate, XP Asset, SENAC e BNDES.

Em outro painel, os arquitetos Arthur Casas e Mariana Simas, a jornalista Maria da Paz Trefaut e o diretor da Gensler Los Angeles, Tom Ito debateram as principais tendências no comportamento do consumidor e design. Tom Ito também apresentou importante pesquisa sobre design e hospitalidade, mostrando como os millenials – 30% dos hóspedes – influenciam a criação de novos hotéis.
O economista José Pastore tratou da reforma trabalhista, que simplificou muito a relação de trabalho e trouxe mais flexibilidade nas negociações e facilidades nas contratações.
O comportamento do consumidor, fidelização de clientes e competitividade foram temas de um debate dirigido por Roland e Bonadona, da Bonadona Hotel Consulting, com Ana Paula Kagueyama, da Paypal, Isabela Campos, da Mastercard Brasil e Célio Martinez, do Grupo Gouvea de Souza.
A sala de tecnologia foi muito concorrida pelos visitantes do evento, que assistiram discussões sobre Big Data, Cibersegurança em Hospitalidade e Novas Tecnologias e Relacionamento com Cliente.
O filósofo Luiz Felipe Pondé encerrou o Fórum com uma apresentação sobre a influência da tecnologia no comportamento humano e suas consequências para a saúde emocional e psíquica dos indivíduos.
A próxima edição do Fórum Nacional da Hotelaria está prevista para o segundo semestre de 2019.
Para Orlando de Souza “esse evento mostrou a sua importância no setor. Há, sim, muitas ideias que devem ser debatidas com profundidade, dados que devem ser confrontados para que o hoteleiro possa se sentir mais seguro em suas decisões. Trouxemos visões de profissionais de outros setores para enriquecer o debate. Além disso, foi uma excelente oportunidade para networking e para que empresas patrocinadoras pudessem apresentar para decisores e influenciadores, durante welcome coffee, almoço e coquetel suas novidades em produtos e serviços.”
O Fórum Nacional da Hotelaria contou com o patrocínio da R1 Soluções Audiovisuais, TES Cenografia, Avianca, AccorHotels, Bourbon Hotéis & Resorts, Hotel InterContinental São Paulo, Omnibees, Atrio Hotel Management, Hotéis Deville, Intercity Hotels, Shift, Easy Trip, Pmweb, Equipotel; apoio educacional do Senac São Paulo; e apoio da Signature Brasil, Yazo e Oracle.

Leia também