Política de Privacidade

O FÓRUM DE OPERADORES HOTELEIROS DO BRASIL, doravante denominado apenas FOHB, entidade inscrita no CNPJ/MF sob n° 05.507.842/0001-58 e com sede na Alameda Lorena, nº 800, conjunto 502, São Paulo/SP está comprometido com a transparência de suas atividades e dos dados pessoais que coleta.
Esta Política de Privacidade se aplica a indivíduos que interagem conosco e pretende indicar como o FOHB efetua o tratamento dos seus dados pessoais explicando como seus dados pessoais serão coletados, usados e compartilhados por nós. Ela também informa como você pode acessar e atualizar seus dados pessoais bem como exercer os seus direitos.
Esta Política abrange nossas atividades de coleta de dados online e offline incluindo este website, formulários impressos, dentre outros.
A aceitação da nossa Política será feita no momento em que você concordar, em nossa Plataforma com o uso dos seus Dados Pessoais para cada uma das finalidades por nós aqui descritas. Isso indicará que você está ciente e de total acordo com a forma como utilizaremos as suas informações e os seus Dados. Caso não concorde com esta Política, por favor, não utilize os nossos serviços, e nos informe as razões de sua discordância para que possamos melhorar.

1. Informações que você precisa saber antes de ler esta Política
O que são dados pessoais?
São todas as informações que permitem a sua identificação tais como seu nome, CPF, e-mail, telefone, ou que possam identificá-lo ainda que indiretamente tais como a sua geolocalização entre outros.h5>
O que são dados pessoais sensíveis?
São dados pessoais relacionados à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculados a você.h5>
Qualquer operação, como a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração, realizada com dados pessoais.

2. Como e onde coletamos seus dados?
Para construirmos e mantermos a nossa relação de confiança, é importante que você tenha ciência sobre como tratamos os seus Dados Pessoais, e, principalmente, sobre como e onde coletamos os seus Dados. Tudo isso vai depender basicamente da forma como você interage conosco (online, offline ou por qualquer outra forma).
Nós coletamos vários tipos de informações sobre você, conforme descrições a seguir:
▪ Podemos coletar dados pessoais quando a sua empresa se associa ao FOHB. Neste caso vamos coletar os dados pessoais (RG, CPF e endereço completo e cargo) das pessoas responsáveis por cada uma das redes hoteleiras associadas bem como do contato responsável;
▪ Coletamos suas informações todas as vezes que você acessa este website pelo seu computador ou dispositivo móvel, tais como o endereço IP, o tipo de sistema operacional e o tipo e a versão do navegador da web, o ID de dispositivo exclusivo de seu telefone, o ID de publicidade, a localização geográfica e outros dados similares do dispositivo móvel.
▪ Quando você interage conosco por meio de cadastro neste website na sessão Contato. Neste caso solicitamos apenas seu nome, e-mail e telefone para que possamos responder adequadamente os seus questionamentos;
▪ Por intermédio de e-mail, mensagens de texto e outras mensagens eletrônicas. Interações que realizamos com você como comunicações eletrônicas enviadas por nós por e-mail, por exemplo.
▪ Podemos coletar as suas informações pessoais, tais como Nome completo, cargo, empresa, e-mail e telefone, quando você participa de feiras ou eventos organizados por nós ou patrocinadas por terceiros e às vezes solicitamos que você forneça certas informações para podermos celebrar e assinar algum contrato com você.
▪ Podemos coletar suas informações para postagem de algum material e/ou conteúdo relacionado ao Turismo, desenvolvido por você ou que seja parte da autoria ou entrevistas realizadas, para veiculação em canais de comunicação, como nosso website e nossas redes sociais como, Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter.
▪ Podemos coletar dados por intermédio de pesquisas de mercado (se o retorno não for dado de forma anonimizada), agregadores de dados de terceiros, fontes públicas e dados recebidos quando nós adquirimos outras empresas.
▪ Podemos coletar dados pessoais quando você atua como fornecedor, parceiro Institucional e/ou Educacional ou patrocinador, para poder executar o contrato e fazer a gestão do relacionamento com o fornecedor.
▪ Podemos coletar dados pessoais para captar novos negócios e/ou associados ao
FOHB.
▪ Podemos coletar seus dados para enviar Informativo InFOHB com as informações de pesquisa de mercado, dentro de estudos diversos realizados pelo FOHB;
▪ Também coletamos seus dados pessoais para eventual processo seletivo e para as obrigações legais da área de Recursos Humanos, para fins de contratação, pagamento e contabilidade.
▪ Dados pessoais Sensíveis. Nós sempre buscamos tratar o mínimo possível de Dados Pessoais Sensíveis. Quando for necessário tratar seus Dados Pessoais Sensíveis, lhe informaremos a finalidade pretendida e nos apoiaremos em seu prévio e expresso consentimento, quando isso for uma exigência legal.
▪ Dados de crianças e adolescentes: Não reconhecemos a coleta de Dados Pessoais de menores com menos de dezoito anos. Se você tiver menos que dezoito anos, favor não fornecer quaisquer Dados Pessoais. Se você tiver conhecimento de que uma criança ou adolescente forneceu seus Dados Pessoais, entre em contato em quaisquer dos canais de atendimento indicados ao final desta política e nós nos responsabilizaremos por eliminar tais Dados Pessoais de nossa base de dados.

3. Como seus dados pessoais são utilizados pelo FOHB?
Nós tratamos seus Dados Pessoais, principalmente, para viabilizar a nossa relação comercial, cumprir algumas obrigações contratuais e legais, bem como engajarmos a nossa marca. Além disso podemos utilizar seus dados pessoais para as seguintes finalidades:
▪ Serviço de atendimento ao associado. Usamos seus Dados Pessoais para prestarmos serviços de atendimento ao associado, incluindo responder aos seus questionamentos, reclamações e solicitações.
▪ Enviar informações administrativas, como alterações nos nossos termos e políticas.
▪ Fornecimento de informações sobre nossos serviços (por exemplo, comunicações de marketing ou campanhas ou promoções) por meio de e-mail, anúncios, SMS, ligações telefônicas e correspondências postais, na medida em que permitidas pela lei aplicável.
▪ Para fornecer comunicações, informações e marketing direto dos nossos serviços e soluções ou de serviços de terceiros, boletins informativos, revistas, catálogos, anúncios ou convites para eventos, bem como Informativo InFOHB e etc., que acreditamos ser do seu interesse.
▪ Quando exigido pela legislação em vigor, devemos obter seu consentimento para tal marketing e para pesquisas com objetivo de marketing. Você pode, a qualquer momento, opor-se ao recebimento de ofertas de marketing via comunicação eletrônica seguindo as instruções contidas nessas mensagens ou entrando em contato conosco escrevendo para e-mail.

4. Quais as principais bases legais que o FOHB se baseia para processar seus dados?

Execução de Contrato
Nos casos em que celebramos um contrato ou quando estabelecemos um relacionamento com você, a nossa base legal para o processamento é a execução de contrato ou a tomada de medidas previas antes de celebrá-lo.
Este fundamento jurídico se aplica a todo o processamento necessário para a administração e execução de tal contrato e a qualquer processamento necessário para celebrar esse contrato. Isso pode incluir, por exemplo, serviços de atendimento ao cliente, gestão de relacionamento com clientes e cobrança, além de outros processos necessários para fornecer a funcionalidade, os produtos e serviços solicitados.
Ao solicitarmos dados pessoais para cumprir obrigações legais ou contratuais, o fornecimento de tais dados será obrigatório: se tais dados não forem fornecidos, não seremos capazes de gerenciar nossa relação contratual nem cumprir as obrigações impostas a nós.

Obrigação legal
Em alguns casos, processamos seus dados pessoais porque somos obrigados a fazer isso por lei (por exemplo, para cumprir obrigações contábeis e regulatórias).

Interesses Legítimos
Também processamos seus dados quando temos interesses legítimos em fazê-lo e quando esses interesses não invalidam seus direitos de proteção de dados. Tais interesses normalmente são para melhorar nossos serviços, visando aumentar a satisfação dos nossos associados e adequar nossos serviços às suas preferências e necessidades específicas.
Também processamos seus dados com base em nossos interesses legítimos em processar sua solicitação, quando você preenche um dos nossos formulários físicos ou digitais e para permitir que nossos associados cumpram as obrigações legais aplicáveis.

Consentimento
Em algumas ocasiões, processamos seus dados com o seu consentimento (por exemplo, quando você deseja receber newsletters ou outros materiais de marketing e ainda não mantem relacionamento conosco). Em tais casos, você é livre para retirar seu consentimento a qualquer momento, seguindo as instruções de cancelamento de inscrição definidas na mensagem de marketing recebida.
O cancelamento do consentimento não afeta a legalidade do processamento ocorrido de acordo com o consentimento prévio ao cancelamento.

5. Entenda como seus dados são compartilhados
Como qualquer empresa, o FOHB opera em parceria com uma série de outras empresas para oferecer seus serviços e produtos. Dessa forma, podemos compartilhar seus Dados Pessoais com essas empresas, porém, preservando ao máximo a sua privacidade e, sempre que possível, compartilhando tais Dados de forma anônima. Aqui descrevemos em que situações vamos compartilhar os Dados Pessoais e para quais finalidades.
▪ Fornecedores, parceiros e prestadores de serviços. Contamos com a ajuda de fornecedores que podem tratar dados pessoais que coletamos. tais como com empresas prestadoras de serviços, empresas de processamento de dados, escritórios de advocacia e contabilidade, dentre outros prestadores que, em nosso nome nos ajude a lançar e/ou prestar os nossos serviços e/ou nos ajudem a executar alguma obrigação legal em nosso favor. Essas empresas podem precisar de informações a seu respeito para poderem desempenhar suas funções e não têm autorização de usar os Dados Pessoais que compartilhamos com elas para qualquer outro propósito senão aqueles definidos por nós e especificados nessa Política;
▪ Também divulgaremos seus Dados Pessoais a terceiros (i) quando requerido pela lei aplicável; (ii) em resposta a procedimentos legais; (iii) em resposta a um pedido da autoridade legal competente; (iv) para proteger nossos direitos, privacidade, segurança ou propriedade; ou (v) para fazer cumprir os termos de qualquer acordo ou os termos do nosso site.
▪ Além disso, seus Dados Pessoais poderão ser utilizados para o atendimento de obrigações dispostas em lei, regulamentações de órgãos governamentais, autoridades fiscais, Poder Judiciário, como sentenças e acordos, e/ou qualquer outra autoridade competente. Este tratamento poderá incluir seus dados de identificação e documentos pessoais.
▪ Para outros fins, quando exigido pelas leis e regulamentos aplicáveis.
▪ Se apropriado, antes de compartilhar Dados Pessoais com um terceiro, o FOHB irá exigir contratualmente que o terceiro adote as precauções necessárias para proteger esses Dados Pessoais contra o uso não autorizado ou seu compartilhamento.
▪ O FOHB não compartilha nem transfere seus dados pessoais ao exterior.
Caso tenha qualquer dúvida em relação a quais são nossos fornecedores, parceiros e prestadores de serviços entre em contato por intermédio dos canais indicados no item 11 desta política.

6. COOKIES
Cookies são pequenos arquivos digitais em formato de texto que são armazenados no seu dispositivo (computador, smartphone, tablet, etc.) pelo navegador de internet e que guardam informações relacionadas às suas preferências, como idioma preferido, localização, recorrência das suas sessões, e outras variáveis que os desenvolvedores consideram relevantes para tornar a sua experiência muito mais eficiente.
Os Cookies servem para aprimorar a sua experiência, tanto em termos de performance, como em termos de usabilidade, uma vez que os conteúdos disponibilizados serão direcionados às suas necessidades e expectativas.
Também poderão ser utilizados para compilar estatísticas anônimas e agregadas que permitem entender como você utiliza o site, bem como para aprimorar suas estruturas e
conteúdo. Por serem estatísticas anônimas, não é possível identificá-lo pessoalmente por
meio desses dados.
A utilização de Cookies é algo muito comum em qualquer plataforma digital atualmente e o seu uso não prejudica de forma alguma os dispositivos em que são armazenados.
Alguns dos cookies são necessários para fornecer funcionalidades essenciais e não podem ser desativados. Outros cookies são coletados para melhorar a performance do nosso website e a sua experiência por intermédio de conteúdo personalizado, funcionalidades nas redes sociais e análise de tráfego. Esses cookies podem incluir também cookies de terceiros, os quais podem rastrear o uso do nosso website.
Caso você não concorde com a coleta dos cookies, você pode desabilitá-lo diretamente em seu navegador. Em qualquer caso, se você decidir por não os habilitar, você ainda poderá navegar no site, mas algumas funcionalidades não estarão disponíveis.
Lembramos que a maioria dos navegadores de internet é configurada para aceitar automaticamente os Cookies. Para gerenciar os cookies diretamente no seu navegador consulte as instruções de seu navegador para saber como ajustar ou alterar essas configurações.

7. Como o FOHB mantém a integridade dos seus dados?
O FOHB tomará todas as medidas que estiver a seu alcance para manter a confiabilidade e a precisão das informações dos Dados Pessoais de nossa base de dados, protegendo a segurança de nossa base de dados.
Armazenamos seus Dados Pessoais somente pelo tempo necessário para atender o objetivo inicial pelos quais tais dados foram coletados, ou em conformidade com qualquer obrigação legal ou demandas de retenção de documentos.
Nossos servidores e nossas bases de dados estão protegidos pela tecnologia de segurança padrão, tais como firewalls e proteção de senhas. Os colaboradores que tenham acesso a Dados Pessoais são treinados para gerenciar tais dados de forma apropriada e conforme nossos protocolos de segurança. Embora não possamos garantir a não ocorrência de qualquer perda, uso errado, compartilhamento não autorizado, alternância ou destruição de dados, tentamos evitar que tais eventos aconteçam.

8. Saiba quais são os seus direitos como titular de dados e como exercê-los
Os dados pessoais são seus e a lei brasileira garante que você tenha uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e nesta seção vamos explicar como você pode exercê-los junto ao FOHB. A Lei brasileira lhe garante os seguintes direitos:
▪ Acessar, revisar, saber se realizamos algum tratamento com seus Dados Pessoais e requisitar uma cópia eletrônica da informação que temos sobre você;
▪ Corrigir ou solicitar a correção de Dados Pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;
▪ Solicitar a anonimização, bloqueio ou eliminação de Dados Pessoais desnecessários e excessivos; Note que, em certas circunstâncias, nós não seremos aptos a excluir seus Dados Pessoais sem excluir também sua conta de usuário. Pode ser necessário reter alguns de seus Dados Pessoais depois que você pedir sua exclusão, para satisfazer nossas obrigações legais ou contratuais ou, ainda, atender a necessidades empresariais.
▪ Solicitar a portabilidade dos Dados Pessoais a outro fornecedor de produtos ou serviços similares;
▪ Solicitar a eliminação dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base no seu consentimento;
▪ Obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais
compartilhamos os seus Dados Pessoais;
▪ Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, você pode se negar a consentir. Nesse caso, lhe informaremos sobre as consequências da não realização de tal atividade;
▪ Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.
Sempre que você exercer seus direitos podemos solicitar algumas informações complementares para fins de comprovação da sua identidade buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a sua segurança e a privacidade de nossos clientes, distribuidores e etc. Ainda, nos comprometemos a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável. Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer esses direitos, utilize os canais disponibilizados ao final desta Política.

9. Como mantemos seus dados pessoais seguros?
Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais, e utilizá-los somente para as finalidades descritas nessa Política. E para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos as práticas de segurança adequadas para nosso mercado, com o uso de técnicas e sistemas de segurança da informação extremamente eficazes.
Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de sua conta, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entrada ou uso não autorizado de conta, falha de hardware ou software e outros fatores podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais a qualquer momento, por isso, nos ajude a manter um ambiente seguro para todos. Além de adotar boas práticas de segurança em relação a sua conta e aos seus Dados (como, por exemplo, não compartilhar sua senha com terceiros), caso você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus Dados, por favor, entre em contato conosco.
Seus Dados Pessoais serão processados por nossos colaboradores ou agentes autorizados, desde que estes precisem ter acesso a tais informações, dependendo dos propósitos específicos para os quais seus Dados Pessoais tenham sido coletados (ex.: nossos colaboradores responsáveis por assuntos relacionados ao atendimento ao cliente terão acesso aos seus registros sobre aquisição dos produtos).
Armazenamos seus Dados Pessoais em ambientes operacionais que usam medidas de segurança razoáveis para prevenir acesso não autorizado. Seguimos protocolos razoáveis para proteger Dados Pessoais. A transmissão de informação pela internet, infelizmente, não é completamente segura e, apesar de fazermos Nosso melhor para proteger seus Dados Pessoais, não podemos garantir a segurança dos dados durante transmissão por nossos sites/aplicativos.
Nós adotamos políticas e procedimentos rigorosos que determinam como os Dados Pessoais devem ser tratados. Tais normas têm como objetivo garantir o tratamento adequado e lícito de seus Dados Pessoais. Nossas medidas de segurança são continuamente monitoradas e revisadas de acordo com os avanços tecnológicos e recursos organizacionais mais atuais.

10. Como falar conosco?
De acordo com o disposto no artigo 2, combinado com o artigo 11 da Resolução n. 2 da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD, publicada em 28.02.2022, o FOHB associação constituída como pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos – não tem obrigatoriedade legal de indicar o encarregado pelo tratamento de dados pessoais. Todavia, em cumprimento ao artigo 41, parágrafo 2, I da Lei 13.709/2018 e do artigo 11, parágrafo 1 da referida resolução, disponibiliza a todos os titulares que desejam fazer perguntas, comentários ou exercer seus direitos previstos nessa Política, o nosso canal de comunicação no seguinte e-mail: [email protected].

11. Mudanças na Política de Privacidade
Como estamos sempre buscando melhorar nossos serviços, essa Política de Privacidade pode passar por atualizações. Desta forma, recomendamos a visita periódica desta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações. Caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novo consentimento, iremos publicar.