NOTÍCIAS

FOHB – 15 Anos de História

Em 02 de dezembro de 2002, nascia o FOHB – Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil.
A criação dessa associação foi uma conseqüência natural do desenvolvimento cada vez mais acelerado de uma hotelaria calcada em marcas e redes, complementando o progresso tradicional da hotelaria independente.
A necessidade de abrir um espaço para discussão de assuntos que tocavam mais particularmente as redes fez com que, naquele ano, 11 redes se unissem em torno desse propósito.
Hotelaria Accor Brasil, Atlântica Hotels, Blue Tree Hotels & Resorts, Brasturinvest, Companhia Tropical de Hotéis, Estanplaza Administradora Hoteleira, Hotéis Deville, Bourbon Hotéis, Intercity Hotéis, Posadas Sudamérica e União de Hotéis eram as redes na origem da entidade.
A primeira diretoria do FOHB foi composta por Roland de Bonadona, Jaime Canet Neto e Lucio Suriani, que também formaram um Conselho Consultivo com Roberto Jorge Rotter, Paulo Christmann e Rafael Guaspari como membros efetivos e John Chen e André Monegaglia como suplentes.
Merece um destaque “in memoriam” um dos entusiastas da criação do FOHB que foi o Gregory Ryan, na época sócio fundador da rede Atlântica de Hotéis e falecido ano passado.
Chegamos a estes 15 anos com importantes objetivos atingidos, como:
No eixo Representação Institucional: participação ativa na construção da Lei Geral do Turismo de 2008; elaboração e aprovação do decreto de lei sobre os alvarás de apart-hotéis na prefeitura de São Paulo; participação nos trâmites que envolveram a aprovação da lei das gorjetas e a desoneração da folha de pagamento do setor hoteleiro; e membro efetivo no Conselho Nacional do Turismo.
No eixo Informação: criação de banco de dados do InFOHB e da Pesquisa de Canais de Distribuição; e monitoramento da evolução dos indicadores de taxa de ocupação, diária média e Revpar.
No eixo Desenvolvimento da Hotelaria: realização de pesquisas da oferta atual e futura; perspectivas de desenvolvimento da hotelaria; Promoção de Workshops Comerciais e Encontros Anuais.
E com os resultados alcançados nesse percurso de 15 anos, não podemos deixar de agradecer a todos que colaboraram nessa trajetória de sucesso: às redes hoteleiras associadas por confiar em nosso trabalho e nos deixar representá-las diante de situações, ações e obstáculos que vivenciamos no setor; aos parceiros e patrocinadores que nos apoiaram em diversas oportunidades e ajudaram assim no crescimento e desenvolvimento da hotelaria; e a todos os colaboradores que por aqui passaram, deixando sempre um legado importante para a entidade.
Muito obrigada a todos! E que venham mais 15 anos de história!